Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
597.098115    P161c    DIS   
Autor Principal Palheta, Glauber David Almeida
Entradas Secundárias - Autor Paiva, Rosildo Santos , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro Agropecuário. Núcleo de Estudos em Ciência Animal. Curso de Mestrado em Ciência Animal.
Título Principal Composição e distribuição espaço temporal de ovos e larvas de peixes, nos estuários dos rios Curuçá e Muriá (Curuçá-Pará) / Glauber David Almeida Palheta; orientador, Rosildo Santos Paiva
Publicação 2005.
Descrição Física 88 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Produção Animal
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Agropecuário, Núcleo de Estudos em Ciência Animal, 2005.
Inclui referências bibliográficas
Estuários são ambientes de transição entre e o continente e o oceano, onde rios encontram o mar, resultando na diluição mensurável da água salgada. Este estudo foi realizado a fim de determinar a composição e distribuição de ovos e estágios larvais de peixes (ictioplâncton) dos estuários dos rios Curuçá e Muriá, localizadas no nordeste paraense. Para isso foram realizadas coletas bimensais em marés vazantes diurna e de quadratura a partir de setembro de 2003 até julho de 2004. Foram pré-estabelecidas quatro estações ao longo do estuário dos dois rios. Foram realizados medidas de condutividade, pH, temperatura e oxigênio dissolvido e realizados arrastos a um metro de profundidade que foram feitos com auxilio de rede de plâncton com malha de 500µm e 50 cm de abertura de boca, na qual foi acoplado um fluxômetro. Amostras foram conservadas com formol a 4%. Foram registradas 1.326 larvas, sendo que destas, 451 foram amostradas no rio Muriá e 875 larvas no rio Curuçá. As larvas de peixes identificadas pertencem a 11 famílias (Engraulidae, Clupeidae, Gobiidae, Scianidae, Carangidae, Pleuronectidae, Tetraodontidae, Beloniidae, Soleidae, Achiriidae e Scorpaenidae). As maiores densidades foram registradas nos meses de julho, janeiro e março. Não houve um padrão espacial de distribuição das larvas com as variáveis ambientais. O estuário do município de Curuçá esteve representado principalmente por clupeiformes (família Engraulidae e Clupeidae), que desempenham papel importante na teia trófica deste ecossistema assim como papel relevante na alimentação local.
Assuntos Peixe - Ovos Curuçá (PA)
Ictiologia Curuçá (PA)
Estuários Curuçá (PA)