Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.0098115    A447g    DIS   
Autor Principal Almeida, Cristiane Silva de
Entradas Secundárias - Autor Araujo, Ronaldo Marcos de Lima , orientador
Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
Título Principal A Gestão da educação profissional no Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará - CEFET/PA / Cristiane Silva de Almeida; orientador, Ronaldo Marcos de Lima Araujo
Publicação 2008.
Descrição Física 150 f. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2008
Nesta pesquisa, tivemos como objeto de estudo as práticas de gestão do CEFETIPA, com o intuito de verificar se, nesta instituição de ensino, há o favorecimento da democratização da gestão na Educação Profissional. Para isso, elaboramos os objetivos da pesquisa a fim de identificar a lógica de organização da gestão da Educação Profissional no CEFETIPA; verificar como a autonomia escolar está sendo desenvolvida pela gestão do CEFETIPA; descrever como ocorre a participação dos sujeitos representantes no Conselho Diretor do CEFETIPA e analisar como as ações escolares são planejadas na instituição. Por isso, utilizamos de procedimentos metodológicos coerentes com os nossos objetivos de estudo, priorizando, nesse caso, a análise qualitativa dos dados. O instrumento de coleta de dados, desta pesquisa, foi a observação não-participante e a entrevista semi-estrnturada, realizada com seis gestores do CEFETIPA. A partir da análise dos dados obtidos, chegamos as seguintes conclusões: a) a dinâmica de organização interna do CEFET IP A apresenta características que evidenciam práticas centralizadoras, fragmentadas e pouco articuladas à realidade educacional; b) a autonomia escolar tem favorecido o desenvolvimento de parcerias com instituições privadas, comprometendo a qualidade do ensino ofertado na instituição, no momento da realização de convênios e parcerias com o setor privado; c) a participação dos sujeitos escolares apresenta limitações nos processos de tomada de decisão do Conselho Diretor, evidenciando, sobretudo em relação aos representantes externos; d) o planejamento escolar está sendo desenvolvido a partir de ações desarticuladas que evidenciam a falta de compreensão acerca do papel da instituição
Inclui referências bibliográficas e anexos
Assuntos Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
Escolas - Organização e administração Belém (PA)
Ensino profissional Brasil
Educação e Estado Brasil