Número de Chamada
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371.0091734 L864r DIS
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Autor Principal
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Lopes, Wiama de Jesus Freitas
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Entradas Secundárias - Autor
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Coelho, Wilma de Nazaré Baia , orientador Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
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Título Principal
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As Representações sociais dos jovens do campo, acerca de suas escolas / Wiama de Jesus Freitas Lopes; orientador, Wilma de Nazaré Baia Coelho
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Publicação
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2008.
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Descrição Física
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145 f. : il. ; 31 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2008 Inclui referências bibliográficas : Neste trabalho objetivou-se estudar as representações sociais dos jovens do campo acerca de suas escolas no município de Bragança, Estado do Pará. Como questão central analisar as formas pelas quais acontec(;(m interferências dessas representações sociais dos jovens do campo, acerca de suas escolas,para com as práticas de inclusão-exclusão da ação educativa desencadeada nas escolas no campo. Para tanto, esta pesquisa balizou-se metodologicamente pela teoria das representações sociais para a estruturação de seu referendal teórico-metodológico de coleta e tratamento de dados e dos estudos de currículo, em uma concepção progressista, preconizada pelos movimentos sociais ligados atualmente à luta pela terra. Nesta produção, também há uma incursão acerca das condições estruturais de vivência e definição de ser jovem no campo; bem como há levantamentos conceituais relativos à educação do campo e, por conseguinte, da função social necessária às escolas do campo. As limitações curriculares, infra-estruturais e de gestão pública das unidades educacionais no campo é uma das questões transversalizadas nessa produção por se apresentar como um elemento de constituição das representações sociais dos jovens do campo acerca de suas escolas. Este estudo desdobrou-se no propósito de contribuir para com as bases de melhoria das condições de vida dos povos do campo, tendo em vista a ressignificação de algumas práticas curriculares tensionadas nas relações de inclusão-exclusão, deflagradas na ação educativa dispensada aos jovens do campo.
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Assuntos
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Escolas rurais Bragança (PA) Juventude rural Bragança (PA) Inclusão escolar Bragança (PA) Educação rural Bragança (PA)
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