Número de Chamada
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370.91734 N518p DIS
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Autor Principal
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Neves, Joana d'Arc de Vasconcelos
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Entradas Secundárias - Autor
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Nascimento, Ivany Pinto , orientador Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
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Título Principal
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Projetos vividos representações construídas : as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para os sues projetos de vida / Joana d'Arc de Vasconcelos Neves; orientadora, Ivany Pinto Nascimento
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Publicação
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2007.
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Descrição Física
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258 f. : il. ; 31 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2007
o estudo das representações sociais de mulheres e homens assentados dos saberes que buscam na escola para o seu projeto de vida, teve como realidade especifica as histórias vividas e narradas de 13 sujeitos do assentamento Federal da CIDAP AR, na região do Nordeste paraense no estado do Pará. Para inscrevermos os significados dos saberes que esses sujeitos buscam para o seu projeto de vida estruturamos nossa pesquisa nas condições de circulação e produção dessas representações sociais. A organização simbólica das representações dessas mulheres e desses homens foi estruturada nas três dimensões que correspondem ao desejo de ter terra, a trajetória histórica da construção do assentamento e culturas e saberes que foram construí dos por esses sujeitos. A dinâmica dessas três dimensões, analisadas a partir da objetivação e ancoragem, permitiram-nos identificar e compreender o como e o porquê dos significados atribuídos aos saberes que buscam na escola para o seu projeto de vida, que se constituiu no eixo central deste trabalho. Como corpus de análise, utilizamos os discursos obtidos nas Entrevistas Conversacionais e os desenhos e discursos do Grupo Focal. A análise baseou-se em Lefebvre e Lefebvre para identificar as objetivações e as ancoragens extraídos dos discursos desses sujeitos. Os resultados desse estudo permitem-nos falar que esses sujeitos construíram uma das faces de sua identidade a partir de sua relação com a terra, que
os mobilizou na construção do território cultural do assentamento, dando-lhe uma outra perspectiva de vida articulada com esse movimento de transitoriedade entre os mundos rural e urbano, palco de vivências e partilhas que legitimaram esse sujeito como um sujeito de
relações com o "poder" e o "não poder" e com o "saber e o não saber" constituindo uma dinâmica de um saber sobre si, de um saber como poder e um saber para transformar.
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Assuntos
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Educação rural Pará Trabalhadores rurais - Educação Assentamentos humanos
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