Número de Chamada
|
371.12 B238p DIS
|
Autor Principal
|
Barbosa, Mauro Guterres
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Guerra, Renato Borges , orientador Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
|
Título Principal
|
Pró-letramento : relações com o saber e o aprender de tutores do Pólo Itapecuru-Mirim/MA / Mauro Guterres Barbosa; orientador, Renato Borges Guerra
|
Publicação
|
2008.
|
Descrição Física
|
131 f. : il. ; 31 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2008 A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa que busca compreender as relações com o saber e o aprender de professores-tutores participantes de um programa de formação continuada, denominado Pró-Letramento, no pólo Itapecuru-Mirim/MA. Fortes evidências de mudanças atitudinais indicam estabelecimento de novas relações com o saber e o saber-fazer da matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em particular com as operações entre frações. Para tanto, realizou-se uma análise interpretativa das falas e registros dos professores-tutores, apoiadas sobre as teorias antropológicas da Relação do Saber e do Aprender de Charlot e do Didático de Chevallard
|
Assuntos
|
Professores de matemática - Formação Matemática - Estudo e ensino Professores alfabetizadores - Formação Prática de ensino
|
|