Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
371.12    B238p    DIS   
Autor Principal Barbosa, Mauro Guterres
Entradas Secundárias - Autor Guerra, Renato Borges , orientador
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal Pró-letramento : relações com o saber e o aprender de tutores do Pólo Itapecuru-Mirim/MA / Mauro Guterres Barbosa; orientador, Renato Borges Guerra
Publicação 2008.
Descrição Física 131 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2008
A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa que busca compreender as relações com o saber e o aprender de professores-tutores participantes de um programa de formação continuada, denominado Pró-Letramento, no pólo Itapecuru-Mirim/MA. Fortes evidências de mudanças atitudinais indicam estabelecimento de novas relações com o saber e o saber-fazer da matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em particular com as operações entre frações. Para tanto, realizou-se uma análise interpretativa das falas e registros dos professores-tutores, apoiadas sobre as teorias antropológicas da Relação do Saber e do Aprender de Charlot e do Didático de Chevallard
Assuntos Professores de matemática - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Professores alfabetizadores - Formação
Prática de ensino