Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
510.71    S586a    DIS   
Autor Principal Silva, Reginaldo da
Entradas Secundárias - Autor Guerra, Renato Borges , orientador
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal Análise de um processo de estudo de semelhança / Reginaldo da Silva; orientador, Renato Borges Guerra
Publicação 2007.
Descrição Física 121 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, 2007
Inclui referências bibliográficas
Trata de uma investigação de um processo de estudo de semelhança de figuras realizado por uma comunidade de estudo, em uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública estadual da periferia de Belém, buscando responder se as atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula caracterizam uma atividade matemática a luz da teoria da transposição didática de Yves Chevallard. Isso é realizado por meio de atividades colaborativas, em que busca identificar os movimentos dos saberes matemáticos evocados pelos alunos na construção do conceito de semelhança. A pesquisa é de natureza qualitativa, numa abordagem etnográfica adaptada à educação, segundo Lüdke e André. As análises mostram qye as atividades realizadas promovem um fazer matemático e, portanto, uma I atividade matemática, por meio dos saberes evocados e as articulações estabelecidas na construção de modelos para a compreensão pelos alunos do conceito de semelhança. São destacadas as dificuldades como elementos importantes na identificação de saberes e articulações destes, bem como a comunidade de estudo colaborativo como facilitador do processo de estudo.
Assuntos Matemática - Estudo e ensino
Geometria - Estudo e ensino