Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
006.35    S237e    DIS   
Autor Principal Santos, Thaís Lira Tavares dos
Entradas Secundárias - Autor Favero, Eloi Luiz , orientador
Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Título Principal Um estudo sobre avaliação automática de pequenas questões conceituais discursivas / Thaís Lira Tavares dos Santos; orientador, Eloi Luiz Favero
Publicação 2008.
Descrição Física 68 f. : il. ; 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2008
Este trabalho propõe uma solução para o desafio de como avaliar automaticamente, e de forma eficiente, pequenos textos escritos em língua portuguesa (de 15 a 30 palavras) que servem de resposta para questões conceituais discursivas. O método proposto é fundamentado no uso de técnicas de Inteligência Artificial (mais especificamente de Recuperação de Informação) para medir a similaridade entre as respostas do professor e dos estudantes, obtidas de um curso online de programação SQL (Structured Query Language). Para medir a similaridade, são utilizadas métricas centradas em n-gramas (combinado com as técnicas de stop-words e de stemming) e cálculos estatísticos (correlação e regressão linear múltipla). Para questões conceituais, o método alcança resultados aceitáveis para ser usado em ambiente de ensino à distância: acurácia média de 77,5%. Esta dissertação, além de tratar um tema inédito para a língua portuguesa, apresenta duas contribuições: a) uma abordagem para expandir o vocabulário da resposta do professor; b) uma abordagem centrada na distribuição normal para mapear as notas das respostas dos estudantes em conceitos numa escala ajustável para diferentes turmas. Com a avaliação automática, o professor é liberado do árduo trabalho de correção de questões conceituais discursivas, podendo realizar tarefas pedagógicas mais relevantes.
Assuntos Processamento de linguagem natural (Computação)
Inteligência computacional
Ensino auxiliado por computador