Número de Chamada
|
006.35 S237e DIS
|
Autor Principal
|
Santos, Thaís Lira Tavares dos
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Favero, Eloi Luiz , orientador Universidade Federal do Pará. Instituto de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
|
Título Principal
|
Um estudo sobre avaliação automática de pequenas questões conceituais discursivas / Thaís Lira Tavares dos Santos; orientador, Eloi Luiz Favero
|
Publicação
|
2008.
|
Descrição Física
|
68 f. : il. ; 31 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2008
Este trabalho propõe uma solução para o desafio de como avaliar automaticamente, e de forma eficiente, pequenos textos escritos em língua portuguesa (de 15 a 30 palavras) que servem de resposta para questões conceituais discursivas. O método proposto é fundamentado no uso de técnicas de Inteligência Artificial (mais especificamente de Recuperação de Informação) para medir a similaridade entre as respostas do professor e dos estudantes, obtidas de um curso online de programação SQL (Structured Query Language). Para medir a similaridade, são utilizadas métricas centradas em n-gramas (combinado com as técnicas de stop-words e de stemming) e cálculos estatísticos (correlação e regressão linear múltipla).
Para questões conceituais, o método alcança resultados aceitáveis para ser usado em ambiente de ensino à distância: acurácia média de 77,5%. Esta dissertação, além de tratar um tema inédito para a língua portuguesa, apresenta duas contribuições: a) uma abordagem para expandir o vocabulário da resposta do professor; b) uma abordagem centrada na distribuição normal para mapear as notas das respostas dos estudantes em conceitos numa escala ajustável para diferentes turmas. Com a avaliação automática, o professor é liberado do árduo trabalho de correção de questões conceituais discursivas, podendo realizar tarefas pedagógicas mais relevantes.
|
Assuntos
|
Processamento de linguagem natural (Computação) Inteligência computacional Ensino auxiliado por computador
|
|