Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
384    M672r    DIS   
Autor Principal Miranda Neto, José Queiróz de
Entradas Secundárias - Autor Tavares, Maria Goretti da Costa , orientador
Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia
Título Principal Redes, território e competitividade : a estratégia das empresas de telefonia celular no Estado do Pará / José Queiróz de Miranda Neto; orientadora, Maria Goreti da Costa Tavares
Publicação 2008.
Descrição Física 145 f. : il. ; 31 cm
Notas Área de concetração: Organização e Gestão do Território
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008
Inclui referências bibliográficas
Neste trabalho investigamos as territorialidades das empresas de telefonia móvel celular que operam no Estado do Pará (Vivo, Tim, Amazônia Celular e Oi). Para atingir esse objetivo, fazemos uso de um caminho teórico que aborda duas categorias analíticas: a rede e o território, que são penneados por outros dois conceitos derivados: a territorialidade e o que denominamos circuitos de poder. Utilizamos como corpus os dados obtidos junto as operadoras de telefonia móvel e os dados oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), com destaque ao cadastro nacional de Estações Radiobase (2007). A metodologia utilizada consiste no levantamento de dados secundários, seguido da elaboração de mapas, gráficos e quadros com base no estado do Pará. Esses instrumentos são analisados com intuito de definir o cenário da competição, os circuitos de poder e as áreas privilegiadas. Verificamos que as empresas de telefonia móvel utilizam o território como segmento de mercado, equiparando o cidadão à figura do consumidor. As operadoras selecionam suas áreas de atuação através de critérios eminentemente econômicos, privilegiando as áreas de maior atrativo para a acumulação da capitais e, também, as localidades geridas por grandes grupos econômicos, como a Companhia Vale do Rio Doce (CVDR).
Assuntos Telecomunicações Pará
Telefonia celular
Disparidades econômicas regionais
Concorrência