Número de Chamada
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410 S586l DIS
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Autor Principal
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Silva, Denilson de Souza
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Entradas Secundárias - Autor
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Toscano, Maria Eulália Sobral , orientador. Universidade Federal do Pará. Instituto de Letras e Comunicação Curso de Mestrado em Letras
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Título Principal
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Linguagem e identidade : a construção discursiva das identidades sociais em interações com "menores infratores" / Denilson de Souza Silva; orientadora, Maria Eulália Sobral Toscano
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Publicação
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2006.
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Descrição Física
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86 f ; 30 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2006. Inclui referências bibliográficas Resumo: Este trabalho analisa a construção discursiva das identidades sociais em três interações com "menores infratores" sob o regime semiliberdade. O objetivo desta investigação é correlacionar língua e identidades. Para isto, o estudo começa por problematizar as idéias sobre o sujeito e sua identificação com diferentes centros sociais numa sociedade moderna e plural. Destaca, também, a influência das instituições na formação identitária do indivíduo, especialmente das instituições
reguladoras para "menores infratores" e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Assim, relaciona o estigma, socialmente construído, às contingências identitárias com os quais os menores se deparam nas interações verbais. Deste modo, recorre a abordagens teóricas que consideram a língua em seu contexto social, como a Sociolingüística Interacional e as teorias da Enunciação, como também a outras áreas do conhecimento, como os Estudos Culturais e a Psicologia Social. É
uma investigação de cunho interpretativista e etnográfico que analisa a construção das identidades sociais por meio de diferentes alinhamentos e enquadres no discurso, e estuda a relação do discurso dos adolescentes com os discursos que circulam na unidade onde estão e na sociedade.
Para tanto, entrevistas com funcionários e pessoas que visitam o referido local foram realizadas, assim como notas de campo sobre a situação social dos participantes foram tomadas. O trabalho observa as identidades emergentes mais relevantes no discurso dos menores, tais como a
identidade estigmatizada, a identidade religiosa, as familiares e a "identidade da transformação", sempre formadas na sua necessária relação com o "outro". A análise revela o conflito entre a identidade do infrator e as identidades, consideradas socialmente como "normais", o que
demonstra a complexidade das identidades sociais e suscita novas problematizações a serem consideradas em pesquisas futuras.
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Assuntos
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Lingüística Análise do discurso Sociolinguística Cultura Psicologia social
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