Número de Chamada
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469.07 F383a DIS
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Autor Principal
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Ferreira, Débora Cristina do Nascimento
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Entradas Secundárias - Autor
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Santos, Sandoval Nonato Gomes , orientador. Universidade Federal do Pará. Instituto de Letras e Comunicação Curso de Mestrado em Letras
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Título Principal
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Aula de Português no ensino médio : o processo de institucionalização de objetos gramaticais no trabalho de ensino / Débora Cristina do Nascimento Ferreira; orientador, Sandoval Nonato Gomes Santos
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Publicação
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2008.
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Descrição Física
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208 f. ; 30 cm
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Notas
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Dissertação ( mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Curso de Mestrado em Letras, Belém, 2008 Inclui referências bibliográficas Resumo: O trabalho tematiza acerca do ensino de objetos gramaticais durante as práticas de ensino da disciplina escolar Língua Portuguesa. O estudo busca analisar o processo de institucionalização de tais objetos a partir do trabalho docente, isto é, investigar quais os gestos e instrumentos utilizados pelo professor para que o referido objeto de ensino passe a ser efetivamente ensinado. O corpus a ser analisado consiste em aulas de língua portuguesa gravadas em vídeo e MP3, no primeiro semestre do ano de 2007. Seguindo as orientações teóricas da pesquisa etnográfica (Moita Lopes, 1994; André, 1995), realizamos a geração de dados, observando uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola da rede particular de ensino, da cidade de Belém-PA. Do ponto de vista teórico, assumimos uma concepção enunciativo-discursiva de linguagem (tal como proposta em Bakhtin, 1929/1995); adotamos as contribuições teóricas sobre o ensino de língua portuguesa referentes ao contexto brasileiro (Seganfredo, 2006; Britto, 1997; Batista, 1997) e os estudos produzidos pelo grupo de didática das línguas de Genebra, coordenado por Schneuwly, Dolz e colaboradores (2000, 2001, 2005), que tem pesquisado, em seu projeto atual, os modos de construção de objetos de ensino no seio das práticas didáticas, processo em que tais objetos instituem-se objetos ensinados por intermédio do trabalho do professor (instrumentos e gestos profissionais). A análise dos dados permitiu ratificar o predomínio de práticas de ensino de português consideradas tradicionais (concepção representacionista de linguagem, métodos de ensino que privilegiam a repetição e a memorização, entre outros), as quais são somadas a elementos que reconfiguram esse tipo de ensino ao tempo e ao espaço em que são efetivadas as aulas, uma vez que tal trabalho é marcado pelos objetivos institucionais relacionados à aprovação de alunos em concursos públicos, o que subordina os sujeitos da pesquisa à realização de determinadas ações para a concretização desse propósito. A relevância da investigação reside em discutir o processo didático que conduz ao ensino de objetos gramaticais no Ensino Médio e como esse saber, do ponto de vista didático, passa a ser didatizado e institucionalizado na aula de português.
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Assuntos
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Língua portuguesa - Estudo e ensino Língua portuguesa (Ensino médio)
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