Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
440.7    P644m    DIS   
Autor Principal Pimentel, Jocilene Costa
Entradas Secundárias - Autor Cunha, José Carlos Chaves da , orientador.
Universidade Federal do Pará. Instituto de Letras e Comunicação Curso de Mestrado em Letras
Título Principal Materiais didáticos e ensino do oral : práticas de sala de aula de Francês língua estrangeira em turmas de 5ª série / Jocilene Costa Pimentel; orientador, José Carlos Chaves da Cunha
Publicação 2008.
Descrição Física 147 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Curso de Mestrado em Letras
Inclui referências bibliográficas
Resumo: Neste trabalho, descrevemos e analisamos o uso de materiais didáticos de Francês Língua Estrangeira (manuais e CDs de áudio) e as práticas de sala de aula em duas turmas de 5ª série em uma escola municipal e em uma federal em Belém a fim de verificar como as habilidades orais de compreensão e expressão em Francês eram ensinadas. Esta pesquisa, pautada numa perspectiva pragmática, apoiou-se nas abordagens comunicativa e acional como referências teóricas para a apresentação dos conceitos e critérios da análise e, ainda, para a elaboração das propostas presentes nesta dissertação. O estudo foi dividido em seis capítulos. No primeiro, expusemos o referencial teórico do trabalho. No segundo, apresentamos as abordagens comunicativa e acional. No terceiro, caracterizamos os tipos de materiais didáticos. No quarto,descrevemos os procedimentos metodológicos para a descrição e análise dos dados,bem como os loci da pesquisa e os materiais didáticos. No quinto, descrevemos e analisamos os materiais didáticos utilizados pelas turmas durante a observação das aulas e as práticas adotadas em sala de aula para realizar o ensino do oral. No sexto, mostramos os resultados alcançados e apresentamos propostas metodológicas para desenvolver um ensino comunicativo da compreensão e expressão orais.
Assuntos Língua francesa - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Didática
Prática de ensino