Número de Chamada
|
370 R672r DIS
|
Autor Principal
|
Rocha, Aldenir Silva da
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Maciel, Carlos Alberto Batista , orientador Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
|
Título Principal
|
Representações sociais de escola e de família na educação de crianças e adolescentes / Aldenir Silva da Rocha; orientador, Carlos Alberto Maciel Batista
|
Publicação
|
2008.
|
Descrição Física
|
120 f. ; 31 cm
|
Notas
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, 2008 Inclui referências bibliográficas O presente trabalho acadêmico desenvolvido no Programa de Pós - Graduação em Serviço Social, na UFP A, tem como principal objetivo identificar as representações sociais de escola e de família entre educadores e familiares. Para tanto, utilizou-se o referencial teórico de Moscovici, e outros autores sobre Representações Sociais, para a compreensão do processo de construção de idéias e imagens acerca da realidade social. A pesquisa se deu em duas unidades escolares pertencentes à rede municipal de ensino de Castanhal, Estado do Pará: EMEF "Emília Gimennez" e EMEF "Maria da Encarnação", em que foram entrevistados educadores e familiares dos educandos. Para a análise do material coletado, utilizou-se dos pressupostos da Anãlise de Conteúdo, prcconÍ7..ados por Bardin, bem como da triangulação metodológica de Spink. Constatou-se que apesar da percepção por parte de educadores e familiares acerca de problemas escolares, hã uma incompreensão da função da escola nos dias atuais, bem como das novas composições familiares, por ambos. As representaçõcs que esses atores sociais possuem estão associadas a um modelo familiar tradicional. Por sua vez, a organização escolar atual não é questionada sobre sua adequação para os objetivos de formação cidadã c para os desafios colocados por um mundo globalizado. Tais representações dificultam a concretização de uma prática pedagógica a partir da realidade social e voltada para a uma ação educativa crítica e transformadora.
|
Assuntos
|
Educação Família Educação de crianças Educação do adolescente
|
|