Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
153.93    K19r    DIS   
Autor Principal Kataoka, Katarina Bonfim
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria , orientador
Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
Título Principal Reforçamento específico em treino de discriminações condicionais e teste de simeteria com um macaco-prego (Cebus apella) / Katarina Bonfim Kataoka; orientador, Olavo de Faria Galvão
Publicação 2008.
Descrição Física 29 f. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2008
Inclui referências bibliográficas
É possível que organismos apresentem uma capacidade relacional básica. Sendo assim, relações de equivalência seriam geradas por contingências de reforçamento. Resultados inconsistentes obtidos em testes de formação de classes de equivalência seriam devido ao desenvolvimento de procedimentos experimentais insuficientes no sentido de gerar o desempenho planejado. Tomando como base a hipótese de que não apenas os estímulos antecedentes, mas também as respostas e estímulos reforçadores, se específicos para cada classe, tomam-se membros das mesmas, o presente trabalho avaliou o desempenho de um macaco-prego (Cebus ape//a), com história pré-experimental de discriminações condicionais de identidade e arbitrárias e uso de comparações vazias (máscaras), em testes de simetria BA após treino de discriminações condicionais com reforçamento específico, pelotas de alimentú de sabor diferente para cada discriminação. Durante o treino foi usado o procedimento de máscara para garantir relações de controle coerentes com as planejadas. Após o treino, foi realizado o teste de simetria com reforçamento específico, cujos resultados foram inconsistentes com a formação de classes. É possível que o sujeito necessitasse de mais sessões de treino com reforçadores específicos e/ou que as similaridades entre os estímulos reforçadores de cada classe tenha gerado uma generalização entre eles, o que os tomaria não reforçadores específicos, mas sim, reforçadores comuns.
Assuntos Testes de equivalência
Cebus apella - Comportamento