Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
512.5    P198c    DIS   
Autor Principal Pantoja, Lígia Françoise Lemos
Entradas Secundárias - Autor Guerra, Renato Borges , orientador
Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
Título Principal A Conversão de registros de representações semióticas no estudo de sistemas de equações algébricas lineares / Lígia Françoise Lemos Pantoja: orientador, Renato Borges Guerra
Publicação 2008.
Descrição Física 102 f. : il. ; 30 cm
Notas Área de concentração: Educação Matemática
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, Belém, 2008
Inclui referências bibliográficas
Este trabalho consiste na proposta de uma seqüência didática para o ensino de Sistemas de Equações Algébricas Lineares na qual estabelecemos uma conexão entre o Método da Substituição e o Método do Escalonamento buscando a conversão de registros de representação. O objetivo da proposta foi verificar se os alunos conseguem realizar a conexão entre os dois métodos desenvolvendo a conversão do método da substituição no Método do escalonamento caracterizando assim, o aprendizado do objeto matemático estudado, segundo a teoria de registros de representação semiótica de Raimund Duval. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio em uma escola da rede pública estadual da cidade de Belém e os resultados apontaram para o estabelecimento de uma conexão entre os dois métodos empregados no processo de resolução de sistemas.
Assuntos Álgebra linear
Prática de ensino