Número de Chamada
|
512.5 P198c DIS
|
Autor Principal
|
Pantoja, Lígia Françoise Lemos
|
Entradas Secundárias - Autor
|
Guerra, Renato Borges , orientador Universidade Federal do Pará. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico. Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas.
|
Título Principal
|
A Conversão de registros de representações semióticas no estudo de sistemas de equações algébricas lineares / Lígia Françoise Lemos Pantoja: orientador, Renato Borges Guerra
|
Publicação
|
2008.
|
Descrição Física
|
102 f. : il. ; 30 cm
|
Notas
|
Área de concentração: Educação Matemática Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Cências e Matemáticas, Belém, 2008 Inclui referências bibliográficas Este trabalho consiste na proposta de uma seqüência didática para o ensino de Sistemas de Equações Algébricas Lineares na qual estabelecemos uma conexão entre o Método da Substituição e o Método do Escalonamento buscando a conversão de registros de representação. O objetivo da proposta foi verificar se os alunos conseguem realizar a conexão entre os dois métodos desenvolvendo a conversão do método da substituição no Método do escalonamento caracterizando assim, o aprendizado do objeto matemático estudado, segundo a teoria de registros de representação semiótica de Raimund Duval. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio em uma escola da rede pública estadual da cidade de Belém e os resultados apontaram para o estabelecimento de uma conexão entre os dois métodos empregados no processo de resolução de sistemas.
|
Assuntos
|
Álgebra linear Prática de ensino
|
|