Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
354.810085    R696t    DIS   
Autor Principal Rodrigues, Denis Leite
Entradas Secundárias - Autor Mattos Neto, Antônio José de. orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Jurídicas. Curso de Mestrado em Direito
Título Principal Tombamento de imóveis como forma de preservação do patrimônio histórico-cultural do município - o caso de Belém(Pará) / Denis Leite Rodrigues ; orientador, Antônio José de Mattos Neto
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física 224 f. 31 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Jurídicas, Curso de Mestrado em Direito, 2000.
Inclui bibliografias
Resumo: A presente dissertação tem a pretensão de discorrer sobre a aplicação do instituto do Tombamento no Município de Belém, Estado do Pará, Brasil. Neste intento, tratou-se inicialmente do Patrimônio Histórico-Cultural, visto o Tombamento ser um dos instrumentos de preservação deste conjunto de bens de valor histórico-cultural, previsto na Constituição Federal. Neste tópico, foram enfocados os conceitos que envolvem o Patrimônio supracitado; e do tratamento dado ao mesmo em normas de caráter supranacional. Na segunda parte, há o estudo especificamente do Tombamenot, analisando-se os institutos que o envolvem; e finalmente procura-se esclarecer a realidade de sua aplicação no Município de Belém.
Assuntos Patrimônio cultural - Proteção Belém (PA)