Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
322.42098115    M775r    1994    DIS   
Autor Principal Monteiro, José Cauby Soares
Entradas Secundárias - Autor Chaves, Ernani , orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Rebeldes deschapelados e pés-descalços : os cabanos no Grão-Pará / José Cauby Soares Monteiro ; Orientador, Ernani Chaves
Publicação 1994.
Descrição Física 84 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1994.
Inclui bibliografias
Estuda os cabanos numa perspectiva individualista, sem deixar de levar em conta porém, as condicionantes estruturais que eram, concominantemente, seus limites e a causa de sua rebeldia. nesta dupla perpectiva refruta-se tanto a tese estruturalista de um sujeito desprovido de liberdade de ação, quanto a tese de uma ação política não socializada e não socializável incondicionalmente, decorrente da vontade absoluta e pessoal dos sujeitos ou de grupos de sujeitos. Para demosntrar sua hipótese o autor foi em busca de novos olhares, objetivando contribuir para a desconcentração do imenso edifício historiográfico que obstaculiza uma visão mais arejada do moviemnto cabano no Grão-Pará. Estes olhares foram encontrados nos códices manuscritos denominados relações (ou assentamentos) de presos da Corveta Defensora, nos relatos dos oficiais da Marinha Francesa e na bibliografia acadêmica inédita, recente ou pouco conhecida sobre o tema.
Assuntos Brasil - História - Cabanagem, 1835-1840
Pará - História