Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
331.38    C972t    DIS   
Autor Principal Cunha, Celina Julia
Entradas Secundárias - Autor Hébette, Jean , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal O Trabalho precoce : o agente e o objeto / Celina Julia Cunha ; orientador, Jean Hébette
Publicação Belem : [s.n.], 1995.
Descrição Física 132 f. ; 29,8 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1995.
Resumo: A Idéia principal desta dissertação de Mestrado refere-se a tentativa de Construção e Elaboração do "Mundo do Trabalho" a partir do referencial infanto-juvenil. Utilizando-se uma amostra de 3% de um total de 937 jovens de dez a dezessete anos que totalizaram vinte e oito entrevistas, realizou-se análise dos dados obtidos objetivando-se identificar como o ato de trabalhar e o processo de trabalho "em si" são construídos por estes jovens, assim como verificar uma possível identidade trabalhadora precoce. Ressalta-se que a denominação "infanto-juvenil" foi utilizada no sentido de dar uma amplitude maior à faixa etária escolhida, ou seja, não poder-se-ia usar o conceito de "Trabalho Infantil" visto a presença de diversos jovens de 16 a 17 anos que não poderiam mais ser considerados "crianças", mas seria igualmente difícil considerar-se meninos de 10 a 12 anos como "adolescentes". O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069 de 13.07.90), Título I - das Disposições Preliminares, artigo 2º, define: "- Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze e dezoito de idade". Portanto, a amostra adotada engloba as duas categorias, criança e adolescente, interrelacionadas ao contexto das diversas dúvidas e questionamentos que permeiam a questão maior do Trabalho atualmente.
Assuntos Menores - Emprego Aspectos econômicos
Menores - Emprego Aspectos sociais
Menores - Emprego Belém (PA)