Número de Chamada
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150.1943 C331s DIS
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Autor Principal
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Carvalho Neto, Marcus Bentes de
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Entradas Secundárias - Autor
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Tourinho, Emmanuel Zagury orientador Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
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Título Principal
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Skinner e o papel das variáveis biológicas em uma explicação comportamental : uma discussão do modelo explicativo skinneriano a partir da contraposição desta proposta ao pensamento etológico de K. Lorenz / Marcus Bentes de Carvalho Neto ; orientador, Emmanuel Zagury Tourinho
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Publicação
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Belém : [s.n.], 1996.
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Descrição Física
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viii 104 f. ; 29 cm
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Notas
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento , 1996 Inclui referências bibliográficas Resumo: o presente trabalho parte de algumas críticas contidas na literatura, taxando o modelo behaviorista de Skinner de "ambientalista" e de adepto da "tábula rasa" e do "organismo vazio", e tem por objetivo discutir qual seria, afinal, o lugar das variáveis de cunho biológico dentro do modelo explicativo skinneriano para o fenômeno comportamental. Optou-se por abordar a questão utilizando-se como pano de fundo a dicotomia "inato/aprendido" e o pensamento etológico de K. Lorenz como gerador de subsídios para análise do modelo skinneriano. No que tange as contribuições de Lorenz, apontam-se dois importantes pontos. O primeiro diz respeito à preservação da dicotomia em função da existência de duas fontes distintas de informações sobre o ambiente, Filogênese e Ontogênese. O segundo ponto envolve um conjunto de críticas elaboradas por Lorenz que colocam o behaviorismo como um legítimo e destacado expoente do polo "aprendido" da dicotomia. Após a análise das obras de Skinner no período de 1947 até 1990, chegou-se a algumas informações que pelo menos dificultam a sustentação das críticas e esclarecem como o autor trata das variáveis biológicas dentro do seu modelo explicativo. Estas informações envolvem, basicamente: (a) o conceito interacionista de comportamento que tornaria o ambiente indissociável de um organismo geneticamente constituído; (b) o modelo de Seleção pela Conseqyências que já traria embutido a multicasualidade do fenômeno comportamental; (c) a impossibilidade de dissociar o comportamento operante da filogênese; e (d) a negação da equipotencialidade e da inexistência de limites biológicos da aprendizagem. Discute-se a partir destes e de outros elementos as virtudes e problemas do conceitual gerada pela abordagem indiferenciada das dicotomias "genes/ambiente", "filogênese/ontogênese" e "inato/aprendido"
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Assuntos
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Skinner, Burrhus Frederic, 1904-. Lorenz, Konrad, 1903-. Behaviorismo (Psicologia) Comportamento humano
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