Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
150.724    D159e    DIS   
Autor Principal Damin, Enira Teresinha Braghirolli
Entradas Secundárias - Autor Assis, Grauben José Alves de , orient.
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Efeitos da distribuição treino/testes na formação de classes de estímulos equivalentes sem consequências diferenciais / Enira Teresinha Braghirolli Damin ; orientador, Grauben José Alves de Assis
Publicação 1996.
Descrição Física 28 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1996
Resumo: Estudos usando um pareamento com o modelo de três escolhas simultâneas, envolvendo como estímulos figuras geométricas facilmente discrimináveis, demonstraram que sujeitos humanos adultos, normais, sem história experimental respondem consistentemente pareando sempre os mesmos estímulos de comparação com os respectivos modelos, na ausência de conseqüências diferenciais, porém somente após uma longa reexposição às tentativas do treino inicial de relações condicionais. Isso, provavelmente em decorrência do tipo de delineamento utilizado, ou seja, treino unidirecional, e uninodal, com a programação de três classes de estímulos de três membros, em blocos de 36 tentativas cada um, seguido de testes de simetria e de equivalência aplicados após todas as relações terem sido treinadas, implicando em um atraso no contato dos sujeitos com os testes. No presente experimento foi usada para cada relação condicional, uma seqüência em que cada treino específico foi seguido de testes de relações emergentes mais simples até as relações mais complexas, gerando uma redução do atraso no contato dos sujeitos com as tentativas de testes. O critério de estabilidade era de 35 respostas corretas em blocos de 36 tentativas. Se não atigisse esse critério, os sujeitos eram re-expostos ao bloco até dez vezes, no máximo. Cada teste poderia ser aplicado até duas vezes. Todos os sujeitos responderam consistentemente, após um reduzido número de re-exposições à maioria dos blocos de treino. Apresentaram também consistência em todos os testes, após uma única re-exposição. Comparado com estudos anteriores, parece ter facilitado a formação de classes de estímulos equivalentes. Poderia ser relevante investigar se classes de estímulos equivalentes formadas a partir de um treino sem conseqüências diferenciais se manteriam estáveis por um longo período de tempo.
Assuntos Psicologia experimental
Behaviorismo (Psicologia)