Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
614.532    A485a    DIS   
Autor Principal Amaral, Jane Cristina de Oliveira Faria
Entradas Secundárias - Autor Póvoa, Marinete Marins orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Título Principal Avaliação longitudinal da infecção causada por plasmodium falciparum e/ou plasmodium vivax na população de duas localidades de Icoaraci, Distrito de Belém, Pará / Jane Cristina de Oliveira Faria Amaral ; orientador, Marinete Marins Póvoa
Publicação Belém : [s.n.], 1996.
Descrição Física xviii, 84 f. : il. ; 31 cm
Notas Tese (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Biológicas, Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo : O presente estudo, longitudinal com duas fases, foi realizado nas invasões São Vicente e Jardim Tapanã, do Distrito de Icoarací, Belém, Pará, com o fim de verificar em que condições a transmissão de ocorre. Para isso, realizaram-se levantamentos parasitológicos, sorolóicos e entomológicos, durante o período de maio de 1995 a abril de 1996. No levantamento parasitológico utilizou-se a técnica da gota espessa (GE) e Quantitative Buffy Coat (QBC); no sorológico, o Teste de Imunofluorescência Indireta (IFI), com detecção de IgG e IgM para Plasmodium falciparum (Pf) e P. Vivax (Pv): e no ntomológico, captura de anofelinos adultos e pesquisa larvária. Os resultados dos exame de GE e do QBC foram negativos em ambas as áreas na 1ª coleta, e na 2ª uma única amostra foi positiva para os dois métodos. No teste de IFI, todas as amostras, em ambas as áreas, foram negativas para IgM. Quanto à IgG, foi detectado um maior percentual de positividade para Pf ou infecção mista. O levantamento entomológico resultou na coleta de 204 espécimens de anofelinos adultos (168 na ISV e 36 na IJT), distribuídos entre as seguintes espécies: Anopheles aquasalis, A. galvaoi, A. triannulatus, A. intermedius e A. nuneztovari, sendo o A. aquasalis a espécie que apresentou maior densidade. Já na pesquisa larvária só foram coletadas oito formas imaturas, todas de A. aquasalis, na ISV (março/96). Apesar dos casos detectados nas áreas de estudo terem sido causados por P. vivax, no teste de IFI o Pf foi a espécie que apresentou maior positividade, o que pode ser ocasionado por malária falciparum pregressa, reação cruzada ou inespecífica. Nas duas áreas estudadas, o crescimento desordenado propiciou o surgimento de casos de malária. Entretanto, o efeito das medidas de controle, como diagnóstico rápido e efetivo, tratamento dos doentes, tratamento dos criadouros e aplicação de inceticida, utilizadas nessas áreas à época do surto da doença (1993 a 1994) foi positivo, visto que houve redução significante no número de casos registrados.
Notas Locais Museu Paraense Emílio Goeldi
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assuntos Malária Belém (PA) Epidemiologia
Plasmodium falciparum
Plasmodium vivax