Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
338.198115    R253a    DIS   
Autor Principal Ravena, Nirvia
Entradas Secundárias - Autor Acevedo Marin, Rosa Elizabeth . orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Abastecimento : falta , escassez do "pão ordinário" em vilas e aldeias do Grão-Pará / Nirvia Ravena ; orientador , Rosa Elizabeth Acevedo Marin
Publicação Belém : [s.n.], 1994.
Descrição Física 209 f. : il. 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará , Núcleo de Altos Estudos Amazônico, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1994.
Inclui bibliografias e anexos
As Formas de trabalho e alimentação no Grão-Pará foram distintas e específicas no contexto da economia colonial brasileira . Procurando , através da história , detectar os movimentos de produção e consumo , este trabalho , busca identificar de que forma os hábitos alimentares e suas mudanças estão imbricados às tranformções sociais e econômicas ocorridas no Grão-Pará . A Farinha , termômetro do abastecimento constituiu o genêro básico de uma "economia oculta" e dinâmica . A Troca nesse contexto também foi específica . A Organização do trabalho promovida inicialmente pelos missionários perpassou todo o período colonial . Entretanto o "pão ordinário" , sua produção e características que findaram por delinear momentos de falta e escassez de alimentos . Destaca-se nesta análise , as duas formas de organização do trabalho indígena decorrentes de dois tipos de dominação : uma circunscrita ao projeto missionário e outra atrelada aos projetos pombalinos no Grão-Pará . Estas formas e suas repercussões sobre as populações indígenas , levam à conclusão de que cada momento da vida colonial caracterizado por um tipo de dominação findou por estabelecer o que os missionários e administradores denominaram de falta e escassez do "pão ordinário".
Assuntos Abastecimento de alimentos Pará
Alimentos - Consumo Pará