Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
441.5    T231c    DIS   
Autor Principal Tavares, Joaceli Contente
Entradas Secundárias - Autor Araújo, Leopoldina Maria S. de
Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas Curso de Mestrado em Lingüística
Título Principal A Correção fonética em língua estrangeira : suportes práticos e teorícos para uma opção eclética / Joaceli Contente Tavares ; orientadora, Leopoldina Ma. S. Araújo
Publicação 1995.
Descrição Física 202 f. : il. ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Letras e Artes. Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas. Curso de Mestrado em Lingüística, 1995
Inclui bibliografias
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da correção fonética no ensino da oralidade do francês L2 e como realizá-la. Em função dele, estudamos os princípios básicos de Fonética Geral, tanto acústica como articulatória, incluindo os elementos prosódicos (entonação, ritmo, acentuação, pausas etc.), fundamentais para a operacionalização de alguns métodos apresentados. Partimos de um estudo de caso a respeito da realização dos sons vocálicos do francês, tendo em vista a produção de um material de apoio para os professores. Os informantes são alunos do Curso Livre da Universidade, já saídos da adolescência, tendo, portanto, cristalizado no cérebro aquilo que Troubetzkoy denomina de Crivo Fonológico. A metodologia consistiu na análise de frases chaves, contendo os sons problemáticos gravados pelos alunos em questão, confrontando-as com a gravação de um informante parisiense. Realizamos também um levantamento histórico dos métodos de correção fonética, a fim de inferirmos as vantagens das diferentes propostas. Entre as alternativas de correção global ou pontual, consciente ou inconsciente, auditiva ou articulatória, optamos por um ecletismo onde estas estratégias se complementam, de acordo com as necessidades. Tendo sistematizado de maneira acessível todo o material pesquisado, considerado importante para o ensino da oralidade e cujo acesso é dificultado pela dispersão das fontes, apresentamos nossa proposta de correção fonética, adequada para os falantes de português brasileiro e que leva em conta as peculiaridades do falar paraense
Assuntos Língua Francesa - Fonética
Língua francesa - Estudo e ensino