Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
331.11098115    S474t    1998    DIS   
Autor Principal Sena, Ana Laura dos Santos
Entradas Secundárias - Autor Castro, Edna Maria Ramos de , 1948-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal O Trabalho informal nas ruas e praças de Belém : estudo sobre o comércio de produtos alimentícios / Ana Laura dos Santos Sena ; orientador , Edna Naria R. de Castro
Publicação Belém : [s.n.], 1998.
Descrição Física 209 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará , Núcleo de Altos Estudos Amazônicos , Curso Internacional de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento , 1998.
Inclui bibliografias
O Mercado de trabalho na economia capitalista é moldado a partit das ações de capitalistas, trabalhadores e Estado através das relações que estabelecem para o desenvolvimento das atividades produtivas. Portanto , pode ser observado no mercado de trabalho a instituição de relações sociais de produção entre os agentes produtivos que respeitam as normas legais pelo Estado e outras que se estabelecem à margem da regulação legal , constituindo os mercados formal e informal de trabalho respectivamente. Uma vez que as atividades formais e informais fazem parte da estrutura de funcionamento do sistema , o estudo mais aprufundado das relações formais e informais no desenvolvimento do processo produtivo de mercadorias em Belém constitui um elemento importante para que se compreender a situação atual de seu mercado de trabalho. Neste sentido , esta dissertação , ao analisar - com base em informações qualitativas colhidas através de pesquisa direta - as caracteristicas de funcionamento de um segmento do mercado de trabalho informal , o dos trabalhadores que estão inseridos nele como vendedores ambulantes de produtos alimentícios , pode ajuadr no entendimento de alguns elementos que compõe a dinâmica de funcionamento do mercado de trabalho local.
Assuntos Mercado de trabalho Belém (PA)
Setor informal (Economia) Belém (PA)