Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
370.98115    C512r    1986    DIS   
Autor Principal Chaves, Antonio Marcos
Entradas Secundárias - Autor Sá, Samuel Maria de Amorim e, 1930-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal A Reprodução escolar, a escolarização e a reprodução social : um estudo de caso sobre as consequências sociais da escolarização e da exclusão da escola em Belém do Pará / Antonio Marcos Chaves ; orientador Samuel Maria de Amorim Sá
Publicação Belém : [s.n.], 1986.
Descrição Física 299 f. ; 29,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1986
Inclui referências bibliográficas e anexos
Resumo: Tendo em vista analisar a relação entre a escolarização formal, a não escolarização e as aaatividades de trabalho que os indivíduos desenvolvem na idade adulta, realizou-se este estudo descritivo configurado em duas investigações. A primeira, consistiu da análise do fluxo da coorte escolar de 1978 a 1982, tomando-se como referencial dados estatísticos de escolas de Belém, que ofereciam o ensino de primeiro grau da 1ª a 5ª séries, coletados junto à SEDUC, cuja finalidade foi a de avaliar a ocorrência da evasão e da reprovação escolar em Belém em um período mais recente e de especificar, indiretamente, quem são os excluídos da escola. A segunda, realizada a partir do levantamento de 162 histórias de vida de habitantes de cinco macrozonas de Belém, teve como objetivo a análise da relação entre a reprodução escolar e a reprodução social em quatro gerações subseqüentes, coletando-se informações de 1.360 ndivíduos. A interpretação dos daods indicou que o maior rendimento escolar foi apresentatado pelas escolars particulares e que as escolas públicas (estaduais e municipais) não só apresentam o menor rendimento escolar, como, também, dispunham de condições inadequadas e insuficientes para o desenvolvimento da prática pedagógica. Observou-se, ainda, que há uma relação entre o nível de escolarização do indivíduo e a aaatividade de trabalho que ele desenvolve na idade adulta. O fato do indivíiduo não ter freqüentado escolas ou de tê-as freqüentado, sem, no entantom, ter concluído, no mínimo o ensino de segundo grau, abre-lhe a possibilidade de ocupar-se, apenas, de trabalhos que exigem pouca qualificação e que produzem uma baixa remuneração. Os excluídos da escolar participam do processo produtvo como massa de trabalhadores não qualificados, os quais contribuek para a produção do escedente econômico, todavia, ficam à margem dos benefícios e confortos elementares, oferecidos pela sociedade, para a sua própria reprodução e para a de suas famílias. A análise da história educacional e de trabalho em quatro gerações subseqüentes permitiu verificar a não existência de um círculo vicioso na relação entre ser descendentes de indivídous não escolarizados e ter somente condições desfavoráveis para a sua própria escolarização. A reprodução escolar relaciona-se, também, com os seguintes fatores: a. a pressão dos grupos que dominam a produção econômica, exigindo trabalhadores mais escolarizados; b. a pressão dos grupos de trabalhadores par obterem mais possibilidade de escolarização, visando a ocupação de trabalhos que lhes permitem condições mais dignas de sobrevivência. Constatou-se, finalmente, que a adequação de condições favoráveis à escolarização não é garantida, apenas, pelo aumento da oferta de vagas escolares para os filhos dos trabalhadores, mas se não forem modificados o planejamento e a prática pedagógica, no sentido de tomar como interesse as condições concretas de existência dos mais pobres, a inadequação da escola será mantida.
Assuntos Educação Belém (PA)
Ensino de primeiro grau Belém (PA) Avaliação