Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
338.27492609811    S586m    1997    DIS   
Autor Principal Silva, Kid Solano Stock da
Entradas Secundárias - Autor Carvalho, David Ferreira.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Mineração de ferro e complexos industriais : as perspectivas do Projeto Ferro Carajás e as ações da CVRD / Kid Solano Stock da Silva ; Orientador, David Ferreira Carvalho
Publicação Belém [s.n.], 1997.
Descrição Física x, 144 f. : il. 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1997.
Inclui bibliografias
Analisa o aspecto decisório em termos de uma definição de política industrial / mineral no Brasil, bem como a privatização da CVRD/Projeto Ferro Carajás. Discurte as perspectivas do Projeto Ferro Carajás/PA e a escassez de um processo de aglomeração industrial regional no Pará. Em conseqüência do enclave promovido pelo desenvolvimento dso setor mineral o paradigma apresentado, argumenta as diferentes formas de mercado existentes, ressaltando a natureza dos complexos industriais na economia brasileira e a atuação destes no desenvolvimento regional, provocando mudanças e desenquilibrios. Sob os acontecimentos recentes, ocorridos na esfera da produção e demanda global, destaca-se o importante papel desenvolvido pelo CMm (Complexo Metal-mecânico), Cmm (Complexo Mínero-metalúrgico) e a atuação da CVRD, como agente estruturante deste processo.
Assuntos Programa Grande Carajás (PA)
Indústria mineral Amazônia Aspectos políticos
Política industrial Amazônia
Desenvolvimento sustentável Amazônia