Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
155.4    C287a    DIS   
Autor Principal Carmo, João dos Santos
Entradas Secundárias - Autor Galvão, Olavo de Faria orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Aquisição do conceito de número em crianças pré-escolares através do ensino de relações condicionais e generalização / João dos Santos Carmo; orientador, Olavo de Faria Galvão
Publicação Belém : [s.n.], 1997.
Descrição Física x, 87 f. : il. ; 29,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento. 1997
Inclui referência bibliográfica e anexo
Resumo: O presente estudo objetivou investigar a viabilidade do ensino do conceito de número, adaptando-se a tecnologia de controle de estímulos utilizada em laboratorio ao contexto escolar, com recursos didaticos similares aos utilizados em uma escola, como quadro flanelógrafo, cartões de papelão, jogo de dominó adaptado, etc. Participaram do experimento três crianças com idade entre quatro e cinco anos. Os estímulos utilizados foram: A) numerais impressos; B) quantidades de pontos distribuídos irregularmente; C) palavras impressas; D) nome ditado dos números; E) quantidade de casinhas desenhadas (estímulos de generalização); F) nomeação oral. Inicialmente foram realizados pré-testes das relações AF, BF, CF, DA, DB, DC, AA, BB, CC, AB, AC, BA, CA, BC, CB. EM seguida foram ensinadas AC aos sujeitos JRC e JCM, e AA, AB, BA, AC, CA, DA, AF ao sujeito FMS. Várias adaptações no procedimento foram feitas ao longo das sessões. Ao final os sujeitos participavam de um jogo de dominó adaptado, com todas as relações. Um "follow-up" com o jogo de dominó também foi realizado. Os sujeitos JRC e JCM apresentaram as novas relações CA, BC, CB, DB, AC, AE, BE, CE, DE, EF. O follow-up, para ambos os sujeitos, mostrou que houve manutenção do repertório. O sujeito FMS apresentou as novas relações DB, DC, BF, CF, DF, BC, CB. O jogo de dominó adaptado, na generalização 2 e follow-up, não foi realizado a contento pelo sujeito.
Assuntos Psicologia infantil
Psicologia da aprendizagem