Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
362.1098115    D812m    1996    DIS   
Autor Principal Duarte, Alba Regina de Souza Magno
Entradas Secundárias - Autor Castro, Edna Maria Ramos de , 1948-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal O Movimento de saúde em Belém : da luta reivindicativa à ação política - 1970/1990 / Alba Regina de Souza Magno ; Orientadora, Edna M. Ramos de Castro
Publicação Belém [s.n.], 1996.
Descrição Física 162 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1996.
Inclui bibliografias e anexos
Enfoca a história do Movimento Popular de Saúde - MOPS em Belém percorrendo os passos da constituição de seu discurso, suas formas de organização e as lutas empreendidas. O MOPS, articulado ao ideário do movimento sanitário, participaou ativamente na luta pela conquista do direito à saúde enquanto direito de cidadania. A importância desse movimento está na sua resistência e continuidade ao longo do tempo, nas suas significativas conquistas, bem como nos nexos erstabelecidos com o Estado outras instituições políticas, intervindo diretamente em política mais globais de saúde.
Assuntos Política de saúde Belém (PA)
Saúde pública Belém (PA)
Movimentos sociais Belém (PA)