Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
401.4    C997c    DIS   
Autor Principal Cyrus, Dilcy Helena Teixeira
Entradas Secundárias - Autor Alves, José Moisés , orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Caracterizando o significado de palavras emocionais a partir das interações verbais entre personagens das histórias em quadrinhos da turma da Mônica / Dilcy helena Teixeira Cyrus ; orientador, José Moysés Alves
Publicação Belém [s.n.], 1998.
Descrição Física 76 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento, 1998
Resumo: Na perspectiva sócio-histórica de Vygotsky os siginificados emergem das interações concretas dos indivíduos em um dado contexto sócio-cultural. O objetivo deste estudo foi o de caracterizar o significado de palavras emocionais nas Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica. Nossa análise restringiu-se a um ano de publicação. Verificamos primeiramente, as histórias que continham as palavras emocionais de nosso interesse: "alegre/feliz/contente", "tristeza', "raiva/zangado/bravo", "medo", por serem usadas com muita freqüência em nossas inteerações veerbais. Em seguida, descrevemos cada exemplo, considerando todos os episódios interativos dos personagens que nos possilitassem capturar o discurso como um todo, incluindo eventos antecedentes e conseqüentes. O último passo foi organizar a informação descrita em cada exemplo, em scripts emocionais - seqüências de sub-eventos ligados de forma causal - que preservassem a informação contextual. procuramos identificar os exemplos que compartilhavam semelhanças quanto aos eventos antecedentes a fim de agrupá-los em uma mesma categoria interpretativa. Seguindo tal procedimento, conseguimos formular seis scripts para a palavra "feliz" e seus equivalentes: ter seu pedido atendido receber uma boa notícia, solucionar um problema, reatar uma amizade, conseguir evitar qua algo desaagradável aconteça, alguém que se gosta arrenpender-se dos seus erros; três scripts para a palavra "tristeza": ser rrepreendido ou incompreendido pelas pessoas que gosta, perder um pertence ou um relacionamento valioso, ter suas expectativas frustadas: três scripts para a palavra "raiva" e seus equivalentes: alguém viola um contrato ou regra social explícita, teer suas expectativas ou objetivos frustados pela interferência de alguém, ser insultado ou provocado; cinco scripts para a palavra "medo": violar um contrato ou regra soocial explícita, ser ameaçado por alguém, ser desafiado a realizar uma missão ou participar de um duelo, entrar em contato inesperadamente com eventos ou animais potencialmente perigosos ou danosos, ter indícios de que poderia prejudicar ou perder alguém que se gosta. Os resultados do presente estudo, corroboram a premissa sócio-histórica de que os fenômenos psicológicos superiores, têm sua origem nas interações sociais estabelecidas com outros indivíduos, dentro de um espaço histórico e cultural e que a linguagem, enquanto forma de ação participar da formação da consciência humana, que é primeiramente, social. Nossos resultados, nos levam a concluir que, as histórias em quadrinhos além de srvirem como uma fonte de entretenimento, podem exercer função de facilitadoras, mantenedoras e/ ou modificadoras do conhecimento emocional de seu público leitor. Ressaltamos, na discussão deste estudo, que a adoção das interações verbais, como unidade de análise, nos possibilitou caracterizar satisfatoriamente os conhecimentos emocionais veiculados nas histórias em quadrinhos, ao considerarmos que a ação de um personagem depende e, é definida em relação à ação do outro participante do diálogo.
Assuntos Palavra (Linguística)
Interação social
Literatura infanto-juvenil
Palavras e expressões
Histórias em quadrinhos
Personagens