Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
150    A473d    DIS   
Autor Principal Álvares, Sandra Maria Miranda
Entradas Secundárias - Autor Assis, Grauben José Alves de orientador
Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia : Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Título Principal Discriminações condicionais sem conseqüências diferenciais em crianças : treino por fading e teste precoce de simetria / Sandra Maria Miranda Álvares ; orientador, Grauben José Alves de Assis
Publicação Belém : [s.n.], 1996.
Descrição Física 42 f. : il ; 30 cm
Notas Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Mestrado em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento
Resumo : O presente trabalho buscou verificar o papel de testes prematuros na formação de classes de estímulos equivalentes, após treino de discriminações condicionais: 1. sem reforçamento explícito, e 2.com um pareamento consistente de (múltipla escolha) de estímulos arbitrários e fading (remoção gradual da luminosidade diferencial das figuras, a partir das tentativas iniciais, até a igualação da luminosidade dos estímulos corretos e incorretos). Sete crianças, de ambos os sexos, em idade pré-escolar, foram submetidas ao treino das relações condicionais entre os elementos (estímulos) dos grupos A, B e C (treinos AB e AC), e logo após cada bloco de treino, aos testes de simetria BA e CA. Os sujeitos estímulos eram figuras geométricas estranhas à cultura dos sujeitos, apresentadas através de um monitor de vídeo com tela sensível. Em cada tentativa, era reduzida a luminosidade do modelo e do S+, até todos os estímulos na tentativa ficarem aqui iluminados. Os sujeitos deveriam acertar 23 das 24 tentativas por bloco de treino, para que fossem submetidos aos testes de simetria e equivalência, fase em que os estímulos permaneciam somente com o contorno. Os testes foram aplicados duas vêzes, após um máximo de cinco revisões de linha de base correspondente. Quatro sujeitos alcançaram o critério de aprendizagem e foram submetidos aos testes; dois formaram algumas relações simétricas. Parece que a antecipação dos testes conjugada ao pareamento consistente e ao fading é relevante para produzir um desempenho consistente.
Assuntos Psicologia
Psicologia experimental