Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
304.2098115    S586c    2000    DIS   
Autor Principal Silva, Marilena Loureiro da
Entradas Secundárias - Autor Mathis, Armin , 1959-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Construindo a história da educação ambiental no Estado do Pará na década de 90 : das escolas de Belém às escolas da floresta de Caxiuanã / Marilena Loureiro da Silva ; orientador, Armim Mathis
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física 126 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2000.
Inclui bibliografias
Esta dissertação tem como objetivo central a análise dos programas de educação ambiental desenvolvidos no Estado do Pará durante a década de 90, em âmbito urbano, e em âmbito rural. O eixo teórico da dissertação são as categorias educação e desenvolvimento, e suas revisões a fim de incorporarem o discurso da sustentabilidade, traduzidos no estudo das categorias educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Analisamos a evolução histórica da educação ambiental e suas dificuldades de conceituação teórica, e sua inserção na prática educativa das escolas envolvidas nos programas de educação ambiental realizados no Estado do Pará na década de 90. A pesquisa que dá suporte a essa dissertação foi desenvolvida entre março de 1999 e junho de 2000, compreendendo levantamento e sistematização de informações bibliográficas e documentais e ainda a aplicação de questionários e realização de entervistas juntos aos professores e coordenadores dos programas estudados.
Assuntos Educação ambiental Pará
Desenvolvimento sustentável Pará
Floresta Nacional de Caxiuanã (PA)