Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
331.34098115    V149p    1994    DIS   
Autor Principal Vale, Islândia Sampaio
Entradas Secundárias - Autor Sá, Samuel Maria de Amorim e, 1930-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal O Perfil do menor-trabalhador inserido no mercado formal, na cidade de Belém, segundo sua percepção de estudante, trabalhador e cidadão / Islândia Sampaio Vale ; Orientador, Samuel Sá
Publicação Belém : [s.n.], 1994.
Descrição Física 145 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônico, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1994.
Inclui bibliografias e anexos
Traça um perfil do menor trabalhador inserido no mercado formal de Belém-Pará tendo como elementos de análise as categorias educação, trabalho e cidadania, examinando-as no processo de relações que o menor vivencia. Mostra que os menores são inseridos permanentemente no mercado de trabalho não por opção pessoal, mas sim por necessidade econômica de complementarem a renda familiar e proverem o auto-sustento. E, também, por ser um meio de resgatar a valorização como insivíduo e cidadão, percebem o trabalho como valor ético e moral (etenuando os estigmas de pivete vagabundo). Apesar de todos menores frequentarem a escola, existem dificuldades em conciliar educação e trabalho. Comprova a pesquisa, a incompetência e noperância do Estado por não ser de fato o Estado do Bem estar social. Sua linha de ação continua sendo a do assistencialismo paliativo, que tem como uma das causas o aumento do nível de violência contra a criança e o adolescente. Conclui que o menor trabalhador é mão-de-obra explorada e descartável, mas, ele é também privilegiado, por ter referência familiar, estudar e conseguir um bom emprego no mercado formal. Confirma a não existência da cidadania legal, mostrando ser conquista que se dá no cotidiano, na luta pelos espaços políticos, sociais, econômicos, educacionais, etc... Demosntra que o menor trabalhador não é adulto, mas um ser em formação psico-físico-social-político que sonha com uma sociedade juta e igualitária, onde todos possam ter seus sonhos e conquistas realizadas.
Assuntos Fundação do Bem-Estar Social do Pará Belém (PA)
Fundação Papa João XXIII Belém (PA)
Movimento da República do Pequeno Vendendor Belém (PA)
Menores - Emprego Belém (PA)
Menores Belém (PA) Condições econômicas
Menores Belém (PA) Condições sociais