Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
270.82    N518b    DIS   
Autor Principal Neves, Fernando Arthur de Freitas
Entradas Secundárias - Autor Maués, Raymundo Heraldo , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Batismo de fogo : a experiência da renovação carismática católica Fernando Arthur de Freitas Neves; orientador, Raymundo Heraldo Maués
Publicação Belém : [s.n.], 1996.
Descrição Física 182 f. : 33 cm
Notas Dissertação (mestrado)
Inclui bibliografia
Resumo: O Movimento da Renovação Carismática Católica e enfocado neste estudo sob o signo da novidade. A necessidade de mostrar-se algo novo na experiência religiosa (serviços simbólicos) e na (con)vivência religiosa (vivência de uma religião) obrigou os sedentos de espiritualidade a revestir a sua proposta de encontro com a transcendente como diferente do conformismo religioso tradicional. Essa sujeição a novidade inscreve-se pela volatilidade com que os homens atiram-se ao consumo de mercadorias tanto materiais quanto simbólicas. Mas em se tratando de religião, o novo às vezes deve ligar-se ao antigo - este é o caso do pentecostalismo católico. A luta para ter um lugar nos templos fez com que os carismáticos advogassem um renascimento do Espírito Santo hodierno. Cientes de suas diferenças e de suas semelhanças no palco das expressões religiosas, procuram costurar os elementos de sua identidade particular de movimento e de sua supra-identidade católica. Deste modo, caracterizam-se como: uma religiosidade calcada nos carismas, uma "colagem" dos carismas, graças e dons aos sacramentos, um fervor religioso a serviço das causas da igreja e, em essência, um fervor na devoção ao Espírito Santo que realiza atos bem-fazejos. Embora as ferramentas dos carismáticos tenham vindo ds igrejas pentecostais, eles desejam permanecer dentro do catolicismo; por isso, disputam com as outras catolicidades o sentido do que vem a ser essa religião. Manuseiam em seu favor os escritos bíblicos para dar legitimidade ao seu modo de "ser igreja"; contudo, outras catolicidades não empenham-se em demonstrar a fidelidade ao projeto divino e, neste instante, os carismáticos têm levado expressivas vantagens sobre seus concorrentes por causa da promessa de novidade no fazer-se da religião, por contar com a simpatia da Santa Sé conservadora e pelo fracasso das outras propostas em fazerem alianças com o núcleo de poder na igreja. Conquanto uma tendência conservadora faça-se presente, os carismáticos revelam surpresas quando têm sua vivência religiosanas CEB's: reelaboram os componentes carismáticos à luz da teologia da libertação e apresentam-se com uma nova faceta à catolicidade. A expressão fervor religiosos é cara para todos os movimentos religiosos e igrejas que desejem ser percebidos como alternativa de espiritualidade. Por isso, o sentido de que se está expectando algo novo deve ser mobilizado para atrair novos adeptos. A falência de projetos utópicos e a aparente ausência de alternativas à crise dos pensadores deu mais do que uma sobrevida par as ideologias religioosas, deu-lhes novo combustível.
Assuntos Pentecostalismo
Renovação Carismática Católica
Grupos de oração