Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
379.2098115    F676u    DIS   
Autor Principal Fonseca, Maria de Fatima da
Entradas Secundárias - Autor Sá, Samuel Maria de Amorim e , 1930-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal A Utopia e o real em políticas públicas educacionais de 1º grau na Região Metropolitana de Belém / Maria de Fátima da Fonseca ; orientador, Samuel Sá
Publicação 1994.
Descrição Física 125f. ; 30cm.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1994
Inclui bibliografias
Resumo: A utopia e o real nas Políticas Públicas Educacionais de 1º Grau na Região Metropolitana de Belém proporcionam uma visibilidade política às ações vivenciadas pela Comissão de Bairros de Belém e Organização dos Professores Públicos do Estado do Pará. As décadas de 70 e 80 foram palco dessas ações num momento de grande autoritarismo do poder público, em todos os níveis; excluindo a maioria da população dos direitos elementares de cidadania -entre eles, a educação de 1º Grau. Na Região Metropolitana de Belém o poder público municipal e estadual recebeu muitas pressões sociais, e a elas respondeu muitas vezes, imediatamente, com repressão, descaso, descaracterização das reivindicações e só, lentamente deu outro tipo de resposta. Esse comportamento do poder público não impediu, porém, que os excluídos "política e economicamente" pudessem apresentar publicamente suas denúncias e propostas a respeito das condições de trabalho e da qualidade de ensino nas escolas públicas. Algumas das reivindicações apresentadas foram atendidas após determinado tempo, outras ainda aguardam respostas. E essas necessidades coletivas tornaram-se as "bandeiras de lutas" advindas de pessoas moradoras da periferia. Na década de 70 a cidade começava sua configuração político-administrativa de metrópole e isto representava um marco político importante na história do Planejamento Teórico para o poder local. Isto porque forçava o poder público e as organizações -Comissão de Bairros de Belém e Federação dos professores Públicos do Estado do Pará - a argumentarem reflexivamente e financeiramente quanto às soluções apresentadas colocando-se num cenário político-administrativo como oponentes frente a uma situação social, e na qual, a resposta de um, ensejaria a exclusão ou o reconhecimento da solução do outro, neste caso ou o poder público reconhecia a situação ou a ignorava publicamente, e isto, lhe traria desvantagens políticas eleitorais. O movimento popular e profissional na situação de escassez completa, não poderia admitir derrotas, antecipadamente; por mais que houvesse a quase certeza destas, restava-lhe a esperança na força da organização popular, a qual já havia conseguido implantar uma semente. chamo de semente a coragem de enfrentar a inércia do poder oficial e para frutificar uma nova realidade onde antes parecia crescer a impossibilidade de qualquer sonho e de qualquer iniciativa.
Assuntos Educação e Estado Belém, Região Metropolitana de (PA)
Escolas públicas Belém, Região Metropolitana de (PA)
Ensino de primeiro grau Belém, Região Metropolitana de (PA)