Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
307.1216098115    T833p    DIS   
Autor Principal Trindade Júnior, Saint-Clair Cordeiro da
Entradas Secundárias - Autor Corrêa, Roberto Lobato , 1939- orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Produção do espaço e diversidade do uso do solo em área de baixada saneada -Belém (Pa) / Saint-Clair Cordeiro da Trindade Jr. ; orientador Roberto Lobato Corrêa, co-orientador Auriléa Gomes Abelém
Publicação 1993.
Descrição Física 259p. : il. ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Para. NAEA, 1993.
Inclui bibliografias
Este trabalho discute a diversidade do uso do solo, mediante o processo de produção do espaço de uma área de baixada no contexto urbano de Belém, Pará. Nesse processo, duas questões são articularmente estudadas. Por um lado, o papel do saneamento e, por outro, o surgimento, na paisagem, de formas espaciais - que conferem um caráter complexo a essa área de baixada, em razão de acréscimos e substituições sucessivas de que foi objeto. A partir da análise dessas formas espaciais, assim como das funções que lhes são atribuídas, busca-se compreender os processos de mudança e de permanência no uso do solo, levando em conta as determinações mais gerais da formação sócio-econômica expressas nesse contexto intra-urbano.
Assuntos Planejamento urbano Belém (PA)
Urbanização Belém (PA)
Geografia urbana Belém (PA)
Saneamento Pará