Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
333.3098115    E54e    DIS   
Autor Principal Emmi, Marília Ferreira.
Entradas Secundárias - Autor Emmi, Marília Ferreira , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Estrutura fundiária e poder local : o caso de Marabá / Marília Ferreira Emmi
Publicação 1985.
Descrição Física 173 f. ; 29,5 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento,1985
Inclui bibliografias
Resumo: Estudos sobre as relações entre as transformações da estrutura fundiária e as mudanças no poder político de Marabá, a partir do pressuposto de que é a maneira como vem se processando a organização da produção material que permite explicar a estrutura política de uma sociedade. Procurou-se investigar as particulariedades que marcaram a associação de um processo de estruturação do domínio político com o processo de apropriação das terras públicas. Procedeu-se uma análise do modo pelo qual se conformou uma estrutura do poder em moldes aproximadamente oligárquicos, detectando-se os mecanismos responsáveis pela transformação dessa forma peculiar de mando em relação ao domínio da terra. Reconstituiu-se a história social dos grupos envolvidos, suas situações conflititivas e as diferentes formas de atuação do Estado Nacional visando proteger interesses do grande capital.
Assuntos Posse da terra - Marabá (PA)