Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
639.2098115    M275c    DIS   
Autor Principal Maneschy, Maria Cristina Alves
Entradas Secundárias - Autor Hébette, Jean , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Uma comunidade pesqueira ameaçada / Maria Cristina Alves Maneschy ; orientador, Jean Hébette
Publicação 1988.
Descrição Física 223 f. ; 29, 7 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1988
Resumo: O estudo trata do processo de reprodução social de uma comunidade pesqueira litrorânea - a vila de Ajuruteua, no município de Bragança, Estado do Pará (Brasil). Após levantar a origem e evolução do povoado, detectando suas mudanças e repercussões sobre as relações de trabalho, partilha, troca e consumo. Procura, também, identificar um conjunto de fatores externos que ameaçam a permanência de sua forma tradicional de produção. Tais fatores são resultantes das transformações no sistema econômico envolvente. Eis por que aborda inicialmente a história econômica do nordeste paraense, realçando a problemática da estruturação e desestruturação de diferentes formas sociais produtivas. O estudo mostra que as perspectivas de manutenção da comunidade ligam-se às próprias perspectivas de sobrevivência do conjunto de pequenos pescadores da região, onde ainda prevalece um estilo de desenvolvimento excludente e marginalizador.
Assuntos Pesca artesanal Bragança (PA)
Pescadores Bragança (PA)
Política pesqueira Bragança (PA)