Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
305.4098115    A473s    DIS   
Autor Principal Álvares, Maria Luzia Miranda
Entradas Secundárias - Autor Castro, Edna Maria Ramos de , 1948- , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Saias, laços e ligas : construindo imagens e lutas : um estudo sobre as formas de participação política e partidária das mulheres paraenses / Maria Luzia Miranda Álvares ; orientador, Edna Maria Ramos de Castro ; co-orientador, Rosa Elizabeth Acevedo Marin.
Publicação 1990.
Descrição Física 954 f. ; 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1990.
Inclui bibliografias
Resumo: Examina um movimento da sociedade paraense no seu lado oculto, por proceder de um olhar masculinizado da história, e encontra nele um pensamento e um fazer feminino repletos de sentidos e contradições. No alvorecer da primeira República e no pós-trinta, no Pará, a representação submissa, passiva, imóvel da mulher no espaço doméstico, associada aos seus "papeis históricos de mãe-esposa", foi desestrurada por um grupo de mulheres de um segmento social médio que conquista espaços no interior de partidos políticos locais. Esta estrutura político-partidária, solidamente masculina, explora qualidades desse grupo feminino, de comportamentos insubmissos, que constrói aberturas para discussão dos seus espaços sociais. Assim, elas afinam-se com a luta pelo sugragismo, formam filas no apoio às lideranças partidárias, organizando ligas, legiões, contituindo-se em forças auxiliares das agremiações partidárias.
Assuntos Mulheres Pará
Mulheres - Condições sociais
Feminismo Pará
Mulheres - Sufrágio Pará