Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
338.47918115    E56m    1999    DIS    
Autor Principal Endres, Ana Valéria
Entradas Secundárias - Autor Mathis, Armin , 1959-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal As mudanças na condução política do estado e seus reflexos nas políticas públicas de turismo : em análise o Programa Nacional de Municipalização do Turismo / Ana Valéria Endres ; orientador, Armin Mathis
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física 133 p. : il.
Notas Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do desenvolvimento, 1999.
Inclui bibliografias
A crise de condução, vivida atualmente pelo Estado e as suas instituições, dificulta sobremaneira a implantação de políticas complexas, de longo prazo e negociadas multilateralmente, como é o caso das políticas de turismo. A abrangência desse setor extrapola os limites de atuação típica das políticas, exigindo um trabalho indireto do poder público e a necessidade de um instrumento político diferenciado que dê conta da implementação de políticas nessa área. Em função disto, a condução e implementação de políticas de turismo começam a refletir, de acordo com o que propõe o Programa Nacional de Municipalização do Turismo, a necessária atuação conjuntura de órgãos governamentais, associações de empresários e entidades representativas da comunidade, por meio de novos instrumentos que envolvem a participação desses vários atores sociais, como o caso das redes políticas de negociação. Dessa forma, a vivência e atuação desses atores levam-nos a uma interação formal e informal, com maior ou menor regularidade e em função de propósitos e/ou valores comuns, resultando na configuração de redes de diversos tipos entre agentes e organizações de um mesmo segmento ou de segmentos diferenciados. Este trabalho discute a implantação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo no Estado do Pará e no município de Belém, analisada dentro deste contexto.
Assuntos Turismo Pará
Ecoturismo Pará