Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
305.80098115    A524e    2000    DIS   
Autor Principal Amorim, Maria Joana Pompeu
Entradas Secundárias - Autor Acevedo Marin, Rosa Elizabeth .
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Etnografia do cunvidado : trabalho e lazer de grupos familiares em Tomásia, Cametá (PA) / Maria Joana Pompeu Amorim ; orientadora, Rosa Elizabeth Acevedo Marin
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física 118 p. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2000
Inclui bibliografias
Na cultura do grupo familiar de Tomásia(Cametá/Pa), vislumbra-se a invenção de prática culturais que se traduzem na experiência cotidiana deixada pelos ancestrais. Significativo é o poder simbólico na esfera produtiva. Para realização do trabalho da roça faz-se a celebração de um "cunvidado de combina ou de batalha" que envolve o trabalho, lazer e constitui a expressão de um grupo socialmente representado no universo rural. A invenção de práticas culturais desse grupo, é sem dúvida, vivenciada através do trabalho da roça que consiste numa ritualização teatralizada envolvendo os gêneros. Neles aflorou a visibilidade da mulher junto ao grupo do qual foi lider e fundadora, criando o "cunvidado" e participando como capitua identifican-se aos homens (comandantes). Na "cumpanhia do cunvidado de batalha" homens ou mulheres detém a bandeira, símbolo de competição como comprovação de um trabalho realizado. É nesse tecer de teias, ou seja, de práticas, que se delineiam a formação e permanência do grupo no território. As práticas do "cunvidado" que englobam trabalho, lazer e o ser religioso, permitem uma análise sobre a composição da riqueza cultural pertinente ao grupo familiar de Tomásia (Cametá/PA). Acreditamos ser a criação e organização dessas práticas que possibilitam a permanência do grupo que se identifica como "uma grande família" tendo como modelo de experiência a "velha Juvita, a grande mãe" que criou e recriou práticas e, além do mais, soube repassar para seus descendentes uma cultura que desagua pela tradição oral e vem à luz dos cantos de trabalho e nos versos do Samba de Cacete. Neles, estão a origem, o que fizeram e reelaboraram para manter a unidade cultural e formas sociais existentes de grupos familiares.
Assuntos Etnologia Cametá (PA)
Negros Cametá (PA)