Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
338.2098115    T833r    1998    DIS   
Autor Principal Trindade, José Raimundo Barreto
Entradas Secundárias - Autor Castro, Edna Maria Ramos de , 1948-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Reestruturação produtiva e impacto sobre as relações de trabalho na indústria extrativa mineral : o caso da Mineração Rio do Norte / José Raimundo Barreto Trindade ; Orientadora Edna Maria Ramos Castro
Publicação Belém : [s.n.], 1998.
Descrição Física 150 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1998.
Inclui bibliografias e anexos
Discute céleres transformações no mundo do trabalho neste final do século, para tanto desenvolve um estudo de caso de reestruturação produtiva numa empresa da indústria extrativa mineral, a Mineração Rio Norte, localizada no Estado do Pará. O autor ressalta a transição do regime de acumulação fordista para um regime de acumulação "flexível", caracterizado por uma ampla desregularição das relações de trabalho e uma liminar racionalização do processo produtivo. O processo de reestruturação produtiva enquadra-se nesta lógica de racionalização microeconômica, cujos aspectos centrais são o uso de tecnologias flexíveis, técnicas organizacionais que levam a intensificação da exploração da força de trabalho e a subcontratação. A análise empírica revelou o aprofundamento da precarização do emprego e o aumento da clivagem no mercado de trabalho.
Assuntos Mineração Rio do Norte
Indústria mineral Pará
Relações trabalhistas - Efeito de inovações tecnológicas Pará