Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
307.72098115    S586f    DIS   
Autor Principal Silva, Fábio Carlos da
Entradas Secundárias - Autor Alves, Isidoro , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Frentes pioneiras e campesinato na Amazônia oriental brasileira / Fábio Carlos da Silva; orientador, Isidoro Alves
Publicação 1982.
Descrição Física 190 f. 29 cm
Notas Dissertação (mestrado) Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1982.
Inclui bibliografias e anexos.
Este estudo trata da análise do processo histórico da formação social de uma frente pioneira no sul do Estado do Pará. Inicialmente, apresenta - se a fundamentação teórica concernemente aos tipos de povoamentos e ocupação econômica, recentemente verificados, nas regiões de fronteira dos países periféricos. Numa segunda etapa, estuda - se como se deu o movimento histórico que antecedeu e originou a conformação social da frente capitalista correspondente a área do distrito paraense de Redenção, no município de Conceição do Araguaia. Na reconstituição dos acontecimentos históricos e econômicos, procedeu - se não só ao estudo da frente pioneira que assentou - se na área a partir de 1960, quando se constituiu alí o maior latifúndio nacional paraense, mas também, das diversas frentes de expansão que penetraram no sul da Amazônia oriental brasileira, até aquele ano, estudando ainda as características do campesinato da região, que se originou em finais do século XIX, em decorrência do avanço da atividade pastoril nosdertina. Na abordagem do processo pertinente ao período do surgimento e desenvolvimento da zona pioneira de Redenção, destacou - se a análise das mudanças verificadas na vida econômica e política social do local, motivadas pelas transformações da estrutura agrária que se materializaram com maior intensidade, principalmente a partir da implantação dos projetos agropecuários incentivados pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM.
Assuntos Camponeses Redenção (PA)
Latifúndio Redenção (PA)