Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
363.9709811    S489m   
Autor Principal Serruya, Suzanne
Entradas Secundárias - Autor Maués, Raymundo Heraldo, orient.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Mulheres esterilizadas : submissão e desejo / Suzanne Serruya ; orientador, Raymundo Heraldo Maués
Publicação Belém : UFPA, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, 1993.
Descrição Física 193 f. : il. ; 28 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1993
Inclui bibliografias
Embora a questão da esterilização de mulheres no Brasil e seus complexos desdobramentos nos campos político, social e econômico venha provocando numerosos estudos, a maioria deles aponta que o contexto sócio-econômico, conjugado ao difícil acesso aos métodos contraceptivos, explicaria o fenômeno da esterilização de mulheres no Brasil. A maioria dos estudos referidos tratou a questão sob os mais diversos pontos de vista, mas um aspecto fundamental ainda não foi considerado: o que acham as mulheres, protagonistas desta transformação tão importante para o todo social? A proposta deste estudo é exatamente ouvir as mulheres. Através de seus depoimentos conhecer seus cotidianos, suas vivências corporais enquanto mulheres, a construção de suas trajetórias até a esterilização.
Assuntos Controle natural da natalidade Amazônia
Esterilização tubária Amazônia
Anticoncepcionais orais Amazônia