Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
362.1098115    S729r    2000    DIS   
Autor Principal Souza, Armando Lirio
Entradas Secundárias - Autor Castro, Edna Maria Ramos de , 1948-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Reforma do Estado, gestão e financiamento da política de saúde : consolidação do SUS ou retorno à seletividade ? / Armando Lirio de Souza ; orientadora, Edna Maria Ramos de Castro
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física 152 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2000.
Analisa a reforma do Estado e das políticas públicas de saúde, tendo como objetivo principal evidenciar a repercussão do reformismo social-liberal no financiamento e gestão das políticas setoriais implementadas no Brasil nos anos 90. A questão mais importante é demonstrar o significado da implementação de um modelo assistencial seletivo em contraposição ao princípio da universalização do SUS. Isto implica na redefinição da dimensão do debate reforma do Estado, compatibilizando-o à realidade das esferas subnacionais, ou seja, analisando-o no campo da União, mas inserindo também a perspectiva municipal. Em decorrência disso, passamos a ter as esferas subnacionais como categoria de análise no contexto da reforma do Estado, tendo como área de estudo a mesorregião Sudeste do Estado do Pará. Por um lado, isso nos distancia da visão de Aparelho de Estado centralizado, mas nos aproxima dos efeitos atuais da descentralização/municipalização quanto a caracterização das condições de gestão e financiamento da política de saúde no Pará.
Assuntos Política de saúde Pará
Saúde pública Pará