Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
333.914    M528c    1993    DIS   
Autor Principal Melo, Maria José Campos Moura
Entradas Secundárias - Autor Sá, Samuel Maria de Amorim e, 1930- , orientador
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Comunidade científica e um projeto de desenvolvimento na Amazônia : Usina Hidrelétrica de Tucuruí / Maria José Campos Moura Melo ; Orientador, Samuel Maria de Amorim e Sá
Publicação 1993.
Descrição Física 141 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônico, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento. 1993.
Inclui bibliografias e anexos
Trata da experiência ocorrida com a comunicação científica local, relacionanda a implantação do projeto da Usina Hidrelétrica de Tucuruí - Pará - Brasil, destacando-se como ponto para discussão o estudo de impacto ambiental, elaborado pelo Dr. Rober Goodland em 1978, contratado pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. - ELETRONORTE - num período marcado por um modelo centralizado de política econômica para a Amazônia, dificuldades de manutenção das instituições de pesquisas, isolamento dos cientistas com conhecimento fragmentário acerca dos impactos ambientais provocados por barragens. Seu objetivo é mostrar que se esse relatório-diagnóstico dos problemas ambientais associados a implantação do aproveitamento hidrelétrico de Tucuruí tivesse sido subscrito por um grupo multidisciplinar de cientistas, teria despertado maior interesse e respaldo da própria comunidade científica amazônica local envolvida. Como resultado evidencoiu-se que as questões relativas ao ambiente trabalhaldas sob a ótica multidisciplinar, estrategicamente rompe com a prática histórico-clássica de domínio individual do saber. Essa comunidade participante e conhecedora do estudo de impacto ambiental, teria chamado a atenção do governo e população, pressionando a empresa estatal responsável pelo empreendimento no cumprimento das recomendações científicas, no sentido de evitar e/ou reduzir os impactos sobre o meio físico, biótico e antrópico na área de influência do projeto, há quase 10 anos do enchimento da barragem da UHE - Tucuruí.
Assuntos Usina Hidrelétrica de Tucuruí - Aspectos ambientais