Dados do Acervo - Mon. Pós-Graduação

Número de Chamada   
 
720.47098115    R929f    1997    MP   
Autor Principal Ruggeri Dulcet, Sandro
Entradas Secundárias - Autor Cal, Carmem Lúcia Valéria
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional em Política Científica e Tecnológica para a Amazônia .
Título Principal Fatores climáticos no projeto arquitetônico em Belém do Pará : estudo de caso / Sandro Dulcet Ruggeri ; orientador , Carmen Lúcia Valéria Cal
Publicação Belém : [s.n.], 1997.
Descrição Física 62 f. : il.
Notas Monografia (especialização) - Universidade Federal do Pará , Núcleo de Altos Estudos Amazônicos , III Curso Internacional em Política e Tecnologia para a Amazônia , 1997.
Inclui bibliografias e anexos
Os Condicionantes climáticos são ainda comumente desconsiderados no programa e no projeto arquitetônico das construções modernas . Apesar que a incorporação de dados climáticos na metodologia projetual está sendo atualmente avaliada , ainda existem numerosos casos em que o condicionamento térmico dos espaços construídos é relegado aos sistemas mecânicos que são especificados , instalados e funcionam independentemente do resto da concepção do edifício . Parte-se da hipótese que no prjeto arquitetônico das construções modernas na cidade de Belém , estes condicionantes climáticos são desconsiderados na maioria das vezes . Compara-se o grau de adequação de construções populares , tomando como referência as recomendações formuladas no campo da Arquitetura Bioclimática por Oliveira e Romero apud Villas Boas (1982) . Examinam-se 10 autoconstruções , e um prédio residencial de recente construção . Os Resultados indicam uma variedade de materiais e de formas nas autoconstruções , não sempre os mais indicados , por limitações econômicas ou de diverso tipo (tamanho do lote) . Em relação ao prédio , o desempenho térmico é bastante satisfatório (dispensa-se o uso intensivo de ar condicionado) , se bem precisariam ser revisados vários outros aspectos (materiais de revestimentos) . As Conclusões baseadas neste pequeno estudo de caso difere sensivelmente das hipóteses apontadas inicialmente.
Assuntos Arquitetura e clima Amazônia
Arquitetura tropical Amazônia