Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
307.336098115    S586o    1999    DIS   
Autor Principal Silva, Ivone Domingos e
Entradas Secundárias - Autor Acevedo Marin, Rosa Elizabeth.
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Ocupação de conjuntos habitacionais e processo de negociação entre ocupantes e órgãos governamentais em Belém : estudo do conjunto Verdejante I, II e III / Ivone Domingos e Silva ; orientadora, Rosa E. Acevedo Marin
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física 150 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1999.
Inclui bibliografias
O objetivo da pesquisa é estudar a negociação entre ocupantes e agentes executores da política habitacional das unidades de conjuntos habitacionais do PAIH. A problemática habitacional revela alternativas de moradia que fogem ao padrão, um deles é a ocupação de conjuntos habitacionais. Esta forma de ocupação representa uma estratégia para poder garantir um direito o direito à moradia, que é negado a milhões de famílias. Sob sua forma jurídica-administrativa, a negociação busca alterar a condição de usufruto da unidade habitacional pelo ocupante e propõe a condição de mutuário. O aparelho da negociação esconde tensões e conflitos (atrasos em cumprir acordos, dificuldade de pagar mensalidades, pouca garantia da qualidade do imóvel, inviabilidade por falta de serviços). Os ocupantes - mutuários desenvolvem percepções do problema e esquemas de contornar as pressões das novas situações. Na análise do conjunto Verdejante I, II e III recompõem este ângulo da problemática habitacional.
Assuntos Habitação popular Belém (PA)
Política habitacional Belém (PA)