Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
332.672509811    M775a    2000    DIS   
Autor Principal Monteiro, Marcílio de Abreu
Entradas Secundárias - Autor Mathis, Armin , 1959-
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal A Autopoiesis do sistema FINAM / Marcílio de Abreu Monteiro ; orientador, Armin Mathis
Publicação Belém : [s.n.], [2000]
Descrição Física 178 f. il. ; 29 cm.
Notas Inclui anexos
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2000.
Inclui bibliografias
Através, de uma abordagem sistêmica, privilegiando o conceito de autopoiesis, o trabalho investiga o funcionamento e os elementos que compõem o Fundo de Investimento da Amazônia - FINAM. Abordando-o como um subsistema do sistema político, que tem como função especifica a de gerar decisões sobre a liberação de verbas, o que para a política está intimamente relacionado com a manutenção ou não do poder. Fundamentada em tais supostos a dissertação demonstra que é incoerente analisar o FINAM por critério econômicos, e que o caminho heuristicamente mais esclarecedor é o da abordagem pela ótica da política. a partir do que se demonstra que o sentido das decisões do sistema FINAM é político e não econômico. A trabalho indica que são inócuas as tentativas de buscar as respostas dos problemas do FINAM através de propostas de modificações na estrutura de organização, pois os problemas não são de nível administrativo e sim político. Aponta também que a capacidade de se estabelecer indicações em relação ao futuro do sistema FINAM é limitada, é limitada que as restrições aos incentivos fiscais regionais implicam também na defesa de uma mudança de posturas em relação a elementos do pacto federativo e que qualquer mudança neste nível precisará enfrentar uma relação conflituosa no sistema político, em especial, no que se refere aos interesses regionais.
Assuntos Fundo de investimentos da Amâzonia
Incentivos fiscais Amazônia