Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
378.9811    V331u    2000    DIS   
Autor Principal Vasconcellos Sobrinho, Mário
Entradas Secundárias - Autor Aragón, Luis E. (Luis Eduardo)
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Universidade, modelo nacional desenvolvimentista e financiamento da pesquisa na UFPA / Mário Vasconcellos Sobrinho
Publicação Belém : [s.n.], 2000.
Descrição Física 125 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 2000.
Inclui bibliografias
A presente dissertação tem como objetivo analisar a relação da universidade da Amazônia com o modelo econômico nacional desenvolvimentista, através de dados sobre a formação da estrutura e do financiamento da pesquisa na região. Utiliza como espaço de análise a Universidade Federal do Pará - UFPA, maior universidade da região, e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PADCT, programa efetivado em nível nacional para estruturar a produção do conhecimento científico em consonância com o modelo econômico brasileiro pós 1985. Alicerçado em pesquisa documental e em entrevistas com pesquisadores e dirigentes vinculados à UFPA e ao PADCT, apresenta como principais conclusões (1) a existência da vinculação da estrutura da pesquisa da UFPA, via formação de recursos humanos e desenvolvimento da pesquisa, entre as décadas de 1970 e 1980, ao empreendimento econômico nacional e ao papel atribuído à universidade da Amazônia no contexto do modelo nacional desenvolvimentista e (2) a presença de privilégio a uma determinada área de conhecimento, geociências, que conformou um desenvolvimento científico interno desigual.
Assuntos Universidade Federal do Pará - Pesquisa
Universidades e faculdades Amazônia