Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
338.2098115    V473i    1999    DIS   
Autor Principal Vera Diaz, Maria Del Carmen
Entradas Secundárias - Autor Amin, Mário Miguel
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Incorporando a exaustão das reservas minerais ao produto interno bruto do Estado do Pará , 1985 - 1998 Maria Del Carmen Vera Diaz ; orientador , Mário Miguel Amin
Publicação Belém : [s.n.], 1999.
Descrição Física 141 f. : il.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará , Núcleo de Altos Estudos Amazônicos , Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento , 1999.
Inclui bibliografias
Discorre sobre a valoração da exaustão das reservas minerais da Amazônia Oriental (Estado do Pará) e sua incorporação nas estimativas do PIB da indústria extrativa mineral , no período 1985 - 1998 , com uma projeção até o ano 2005 . Efetua-se uma revisão teórica sobre o tratamento dos recursos naturais na contabilidade nacional . Discute-se as principais metodologias de valoração econômica utilizadas para recursos exauríveis : o preço líquido e o custo de uso . Apresenta-se uma breve resenha da economia do Estado do Pará e sua dependência da exploração de reservas minerais que conduzem ao esgotamento das jazidas . Com base nas metodologias mencionadas , elabora-se um estudo de caso aplicado ao setor de mineração do Estado do Pará . A Discussão dos pressupostos teóricos e a análise dos resultados obtidos , revelam que para o período 1985 - 1998 , a perda estimada pela exaustão das reservas minerais através do método do preço líquido foi de US$5,2 bilhões , produzindo uma redução média de 42% do Produto Interno Bruto da indústria extrativa mineral . O Método do custo de uso não captura valores significativos associados à exaustão das reservas minerais , por serem seus períodos de exaustão superiores a 60 anos , e ademais pelas altas taxas de desconto na economia brasileira.
Assuntos Minas e recursos minerais Pará
Indústria mineral Pará
Contas nacionais Pará
Produto interno bruto Pará