Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
330.9811    S479e    1982    DIS   
Autor Principal Sepúlveda López, Fabio
Entradas Secundárias - Autor Reis, Olegário Pereira
Universidade Federal do Pará . Núcleo de Altos Estudos Amazônicos . Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento .
Título Principal Estilo brasileiro de desenvolvimento amazônico / Fabio Sepúlveda López ; orientador, Olegário Pereira Reis
Publicação Belém : [s.n.], 1982.
Descrição Física 106 f.
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, 1982.
Inclui bibliografias
Analisa-se neste estudo o processo de desenvolvimento levado a cabo na região amazônica, durante o período 1964-79, a partir, principalmente, dos planos e programas formulados e das políticas implementadas. Assinala-se, igualmente, o estilo nacional de desenvolvimento configurado na região. Após definir o conceito de estilo nacional de desenvolvimento regional como "a modalidade concreta e específica adquirida pelo processo de desenvolvimento de uma região, conforme seja o papel desempenhado no contexto nacional de desenvolvimento" e expor as diversas bases teórico-conceituais em que geralmente se fundamentam as principais linhas mestras da "Operação Amazônica" que norteariam o desenvolvimento da região. Dá-se especial ênfase ao processo de ocupação e incorporação da fronteira amazônica à economia nacional através, em primeiro lugar, da integração física da região com o país e, em segundo lugar, da integração econômica funcional dos recursos produtivos regionais com o mercado nacional e internacional. Finalmente, caracteriza-se como "funcionalmente integrado e regionalmente desintegrativo" ao estilo brasileiro de desenvolvimento amazônico. Obstáculos de índole sócio-política, como a concentração fundiária e a disparidade na distribuição da renda, impede a geração de efeitos multiplicadores e germinativos e, portanto, a dispersão (efeitos de difusão) regional do desenvolvimento.
Assuntos Planejamento regional Amazônia
Amazônia - Condições econômicas
Amazônia - Política econômica